Jornadas: "Se continuam a fechar serviços, desertificação vai aumentar"
A partir da plateia, Sandra Rodrigues deu corpo à contestação pelo fecho do serviço de urgências do Porot Moniz, que funciona agora entre as 08h00 e as 20h00.
Sandra Rodrigues, da Associação Cultural e Recreativa do Porto Moniz, foi bastante incisiva na sua intervenção, exaltando que o fecho de serviços vai contribuir para o aumento da desertificação.
Começou por "felicitar a Câmara do Porto Moniz pelos eventos de âmbito cultural de proporciona, cerca de um evento por semana", passando depois para a constatação que, sim, "a desertificação mora aqui, e vai morar ainda mais se continuarmos a fechar serviços, não só as urgências na saúde mas também escolas".
Confrontando diretamente Fábio Camacho, Sandra Rodrigues instou-o a comentar os contributos dados pela autarquia, no âmbito da saúde, na forma da cadeira de dentista e de mais uma viatura. O coordenador dos centros de saúde das zonas oeste e norte registou com agrado esses contributos, destacando que "esforço conjunto" nessa matéria de saúde.
Quanto ao fecho das urgências, relevou a proximidade a São Vicente, cerca de 15 minutos, e o facto de que quando aberto a média de procura era de um doente por dia.