Jornadas: Município com 376 atletas federados

Carla Ribeiro

Duarte Anjo, presidente do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres, terceiro dos quatro oradores no Fórum do JM, que decorre na Calheta, veio falar da evolução do Município ao nível desportivo.

Este interveniente, que se identificou como representante de todos os grupos desportivos do concelho da Calheta, por ser um homem do desporto e não apenas presidente do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres, afirmou que o número de clubes tem vindo a crescer. "O sucesso do desporto tem sido a manutenção do número de clubes e um acordo para que os mesmos não repitam as modalidades", referiu. No seu entender, esse é o sucesso, sendo que cada clube tem a sua área de intervenção. No que toca às modalidades, referiu que, em 1995, havia 3. Em 2019, há 11, o que revela um indicador muito positivo quanto à nova mentalidade que se foi incutindo nos jovens calhetenses.

Duarte Anjo realçou que as onze modalidades mencionadas não incluem as de Natureza, que também são elevadas. Quanto ao número de atletas, atualmente, é de 376 federados. Um número que podia ser melhor mas Duarte Anjo sublinha que a taxa de natalidade baixou nos últimos tempos, revelando-se, também, na descida de atletas. Contudo, admitiu que é preciso sensibilizar ainda mais os estudantes para a importância da prática desportiva. O concelho tem 165 títulos nacionais (individuais e coletivos), conforme adiantou ainda este orador.