Jornadas: Machico reduziu em 83% a dívida do Município com o PS

Susy Lobato

Foi abordando a saúde financeira do Município que Ricardo Franco iniciou o seu discurso nesta terceira edição das Jornadas Madeira.

Ricardo Franco revelou que em cinco anos a autarquia conseguiu reduzir em 83% a dívida do Município, passando de uma dívida de 28,2 M€ em 2013 para 4,6 M€ em 2018.

O autarca referiu ainda que o prazo médio de pagamento aos fornecedores passou de uma média de 300 dias, em 2013, para 5 dias em 2018.

Ricardo Franco apontou, entre outras medidas postas entretanto em prática, a atribuição de apoio a 308 estudantes universitários que são abrangidos por bolsas de estudos, o que representa 230 mil euros de investimento do município. Lembrou ainda o apoio aos estabelecimentos de ensino, bem como nos transportes para a escola.

O autarca vincou o apoio à habitação e os apoios sociais, nomeadamente nos medicamentos, bem como os estágios profissionais que o município concedeu aos jovens recém-formados. Até agora já foram contemplados 130 alunos, sendo que a lista de espera tende a aumentar.

Lembrou o apoio que é dado, no valor de 100 mil euros, às juntas de freguesia do concelho.

No exercício deste ano, vincou que serão organizados 160 eventos desportivos, os quais apoiados pelo Município.

No âmbito das atividades culturais, estão previstos, sem contar com os eventos dos 600 Anos, várias atividades, nomeadamente a Mostra Gastronómia, entre outros.