Ariana Cosme e Rui Lima vêm falar de Flexibilidade Curricular

Agostinho Silva

Terça-feira, 26 de março, o Vila Galé recebe o Encontro de Educação 2019, em Santa Cruz. O tema e os oradores não podiam ser mais oportunos.

‘Flexibilidade curricular: Projetos e Estratégias’ é o tema do VI Encontro de Educação, direcionado para professores, alunos e pais. Realiza-se no Hotel Vila Galé, em Santa Cruz, na terça-feira 26 de março. As inscrições já estão abertas.

O Município de Santa Cruz empenha-se, assim, na organização de mais um encontro que envolverá toda a Comunidade Educativa do concelho santacruzense e da Região, contando uma vez mais com a parceria JM.

Diálogo aberto, com partilha de perspetivas e projetos. Estas voltam a ser as linhas mestras para que, numa atitude colaborativa com os atores que protagonizam a Educação, o município de Santa Cruz volte a fazer a diferença nesta área. Os argumentos são fortíssimos para, uma vez mais, mobilizar a escola e a sociedade para uma melhor Educação, dado que está assegurada a participação de Ariana Cosme e de Rui Lima, dois nomes que dispensariam apresentação a quem segue o fenómeno da Educação.

Consultora nacional

A Professora Doutora Ariana Cosme é atualmente consultora do Ministério da Educação para o Programa de implementação do novo modelo de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Escola e coordena o estudo avaliativo destes anos de pilotagem, implementação e generalização do referido programa.

Ariana Cosme é também professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto onde coordena o Observatório de Vida das Escolas integrado no CIIE-Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Fez um Pós-Doutoramento no campo da Formação de Professores na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, onde é professora convidada.

Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão, sobretudo no domínio da Educação Básica, o que justifica a intervenção que, neste âmbito, tem vindo a desenvolver como formadora e consultora de Escolas inseridas em Territórios socialmente vulneráveis, os TEIPs e em Projetos de Inovação Pedagógica (PIPs.)

Inovação nas aulas

Rui Lima é professor e diretor pedagógico no Colégio Monte Flor há 18 anos, e tem estado envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com Inovação Pedagógica, Cenários de Aprendizagem, utilização de Tecnologias na Educação e Trabalho Colaborativo. Defende que as crianças hoje não podem ser ensinadas como no século XIX.

Nos últimos anos, tem participado em iniciativas relacionados com Ambientes Educativos Inovadores, Programação no 1ºciclo e Gestão de Projetos em contexto de aprendizagem, nomeadamente conferências, workshops e outros eventos focados em parte na Mudança na Educação.

Rui Lima é autor da obra “’A Escola que temos e a Escola que queremos’ e coautor do livro ‘Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico’. Destaca-se ainda a distinção em 2011 como um dos 18 ‘Microsoft Innovative Teachers’, no Microsoft Partners in Learning Global Forum 2011, em Washington. Participou ainda no Encontro Nacional Etwinning 2011, na Póvoa de Lanhoso como um dos ‘Microsoft Innovative Teachers’, bem como no ‘Partners in Learning European Forum 2011’, em Moscovo, representando posteriormente a Europa naquele evento Mundial.

Inscrições já estão abertas

O VI Encontro de Educação realiza-se a 26 de março, no Hotel Vila Galé. Tem início às 9 horas e termina às 17h. O evento será oportunamente alvo de apresentação oficial e as inscrições já se encontram abertas. Basta contatar o Gabinete de Educação do Município, em Santa Cruz, ou através do endereço eletrónico gabinetedeeducacao@gmail.com.

O tema ‘Flexibilidade Curricular: Projetos e Estratégias’ dominará todos os painéis do Encontro que terá, na abertura, as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz e secretário regional de Educação.

O primeiro painel de discussão versará sobre a ‘Escola para Todos’, destacando-se a intervenção de Ariana Cosme, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Universidade do Porto), que abordará as ‘Escolas e Professores no Séc. XXI: desafios, compromissos e possibilidades.’

O segundo painel é sobre as ‘Novas Dinâmicas’ e conta com os contributos de Marília Trigo e Stephanie Melo, professoras da EB1/PE das Figueirinhas que falarão de ‘Uma Escola Ativa. Logo depois, Carla Pestana, professora da EB 23 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, intervirá sobre a ‘Autonomia e Flexibilidade Curricular, um Rumo.’

Na parte da tarde da terça-feira 26 de março, o terceiro painel abordará os ‘Cenários de aprendizagem’. Contará com as intervenções de Pedro Ramalho, professor da EB 23 do Caniço (‘Quadro e Giz, Só? Tecnologias e Flexibilidade…’) e de Vanda Franco, professora da EB1/PE das Figueirinhas (‘Cenários de Inovação Pedagógica’), antes de entrar em cena Rui Lima, diretor pedagógico do Colégio Monte Flor, para dissertar sobre ‘Os Projetos são dos Alunos!’

Em todos os painéis haverá a possibilidade de debate, ficando a sessão de encerramento a cargo de Júlia Caré, professore e presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz.