Escolas já concorrem nas Olimpíadas da Europa (com vídeo)

Cláudia Ornelas

Decorre no Colégio dos Jesuítas o concurso Olimpíadas da Europa, uma iniciativa do Gabinete da eurodeputada Liliana Rodrigues em parceria com a Secretaria Regional da Educação através da Direção Regional da Juventude e Desporto.

São 17 as escolas que participam na 1.ª fase deste concurso que visa promover a aproximação dos jovens aos valores da União Europeia. Seis escolas serão hoje apuradas para a 2.ª fase que está agendada para o dia 13 de fevereiro.

Na abertura desta que é a 3ª edição do IncluEuropa, projeto no qual este concurso se insere, referindo-se à UE, a eurodeputada Liliana Rodrigues afirmou aos jovens: “mais do que nunca precisamos da vossa voz para garantir que este projeto não morra”.

Tomou em seguida a palavra o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho que relembrou a necessidade de ser mantido na Europa o “amor à liberdade”.

Brincando com a disposição das cadeiras do auditório nas quais estavam sentados os alunos, Jorge Carvalho disse: “Uma vez que estamos a falar de democracia, somos obrigados a olhar para a esquerda e a direita”. Ao mesmo tempo, virou a cabeça nessas direções.

Ambos os representantes da organização sensibilizaram os jovens para a importância da ida às urnas em maio.

Escola Básica do 2 e 3 ciclo de Santo António e Curral das Freiras, EBS Ponta do Sol e Gonçalves Zarco são as escolas apuradas, até ao momento, para a 2ª fase.