Escola de Santa Cruz: Europa "unida na diversidade"

Cláudia Ornelas

No âmbito do projeto ‘IncluEuropa’, a Escola Básica e Secundária da Santa Cruz vai participar pela primeira vez no concurso Olimpíadas da Europa.

Este evento terá lugar amanhã, no auditório da Universidade da Madeira, situado no Colégio dos Jesuítas. A docente responsável pelo referido projeto, Cristina Pita, destacou que os alunos demostraram interesse em participar.

Esta iniciativa, que resulta de uma parceria entre o Gabinete da eurodeputada Liliana Rodrigues e a Secretária Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, trata-se de um projeto educativo que visa aproximar os estudantes da Região à União Europeia.

“Na qualidade de cidadãos europeus devemos trabalhar em conjunto pela paz e pela prosperidade”, declara a professora.

Por outro lado, sublinha a diversidade de culturas, tradições e línguas que caraterizam o continente Europeu, como fatores que devem ser respeitados.

“Para tal é necessário que os nossos alunos sejam cidadãos mais ativos, mais participativos, em questões relacionadas com a União Europeia”, conclui. A equipa de alunoa desta escola é composta por estudantes do ensino secundário e 3.º ciclo: Francisca Marujo, Marco Estrela, André Teixeira, Adriano Vieira, Eduardo Perestrelo, João Tiago, Afonso Vítor, Rodrigo Freitas e Leandro Mata.

Recorde-se que o ‘IncluEuropa’ congrega, para além das ‘Olimpíadas da Europa’, o concurso de ‘Curtas-metragens’. As duas equipas vencedoras ganham uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.