Escola do Caniço: “Trazemos no bolso o acesso à informação”

Cláudia Ornelas

Foi por acreditar nos ideais de “desenvolvimento humano, participação, solidariedade e democracia que conduzem à prevenção de totalitarismos, racismo e xenofobia” do projeto europeu que os docentes Pedro Ramalho e Carlos Vieira, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, inscreveram 15 alunos no ‘IncluEuropa’, tanto no concurso ‘Olimpíadas da Europa’, como nas ‘Curtas-metragens’.

Uma vez que o desafio é olhar para o “futuro da Europa”, para o projeto ‘Curta-metragens’, a equipa planeia desenvolver um documentário sobre como a tecnologia poderá ajudar na promoção de ações sociais e ambientais. Pedro Ramalho acredita que o “desenvolvimento tecnológico está a afastar o ser humano do respeito pela natureza e dos valores humanos”.

Para esse efeito, o grupo vai trabalhar às quartas-feiras entre as 17 horas e as 18h30. Será dividido em equipas mais pequenas e cada uma delas estará encarregue de tarefas que vão ao encontro das capacidades de cada aluno. “Teremos uma equipa de guionismo, uma de sonoplastia e produção musical, uma de representação de adereços e uma de filmagem e produção de vídeo”, esclarece o docente.

Um dos alunos, Michel de Freitas, de 14 anos, manifesta ao JM o seu desejo para o futuro da Europa: “Quero uma Europa desenvolvida, solidária e respeitadora da sua cultura e do seu meio ambiente, onde a minha geração possa viver realizada e feliz”. Incitado a opinar sobre a transição dos meios tradicionais para o digital, o estudante constata que, hoje em dia, “a possibilidade de trazer no bolso o acesso à informação é uma realidade”. Sublinha que o ‘desligar’ dos meios tradicionais traz vantagens ambientais e permite um acesso mais generalizado.

Participam nesta 3.ª edição deste projeto levado a cabo pelo Gabinete da eurodeputada Liliana Rodrigues em conjunto com a Secretaria Regional da Educação, através da Direção Regional da Juventude e Desporto, os seguintes alunos desta escola: Inês Pereira, Luisana Gonçalves, Jorge Correia, Beatriz Correia, Maria Ornelas, Michel de Freitas, Francisco Semião, Carolina Gouveia, Daniella Basílio, Francisco Barbosa, José de Freitas, Beatriz Santos, Beatriz Nunes, João Silva e Martim Fernandes.