Escola de Santo António: “Uma Europa que saiba dar a mão”

Cláudia Ornelas

No âmbito do Clube Europeu da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Santo António, a professora Lúcia Afonso apresentou aos alunos o desafio de participarem no ‘IncluEuropa’. Um grupo constituído por 18 estudantes aceitou o repto e estão, neste momento, empenhados na recolha de materiais e informação para as ‘Olimpíadas da Europa’ e para o concurso de ‘Curtas-metragens’.

Uma das participantes é Nicole Rodrigues de 14 anos. “Um futuro próspero onde haja paz, boas condições de vida para todos, cooperação entre os países, liberdade, segurança, justiça e respeito entre diferentes culturas”, é o desejo desta estudante para a Europa.

Já Ivan Vasconcelos, de 14 anos, quer uma Europa livre de preconceitos e individualismos. “Quero uma Europa unida, que seja um lar e que apoie todos os seus cidadãos, independentemente da sua cor, origem, escolhas e preferências, opiniões e religião”. Pede também uma Europa que “saiba dar a mão àqueles que mais precisam, que não têm nada por causa de guerras injustas e ataques violentos e que só querem começar uma vida em paz e sossego”.

Acrescenta que a Europa deve ser “compreensiva e prestativa para com todos os outros que querem recomeçar uma vida nova”, quando questionado sobre como devem ser acolhidos os recém-chegados venezuelanos. A este respeito, Nicole Rodrigues acrescenta que devem-lhes ser atribuídas habitações, distribuídos alimentos e ajuda médica.

Sublinhe-se que o ‘IncluEuropa’ é um projeto do Gabinete da eurodeputada Liliana Rodrigues, em parceria com a Secretaria Regional da Educação através da Direção Regional de Juventude e Desporto. A primeira fase do projeto está agendada para quarta-feira, com o concurso ‘Olimpíadas da Europa’, que visa potenciar nos jovens um conhecimento abrangente sobre a Europa, a sua participação ativa na construção do projeto europeu e a disseminação dos seus valores.

É a segunda vez que esta escola adere à iniciativa. Ivan Vasconcelos, Pedro Pita, Marcos Freitas, Maria Rebola, Nicole Rodrigues, Ariana Henriques, Daniel Figueira, José Vieira, Ilda Gomes, Renata Figueira, Guilherme Batista, Cristiano Castro, João Nunes, Mónica Basílio, Zélia Mendonça, Eduardo Costa, Gonçalo Gonçalves e Érica Nicola são os alunos que vão participar nesta 3.ª edição.