3.ª edição do IncluEuropa bate recorde de inscrições

Está a chegar o ‘IncluEuropa’. Esta terceira edição bateu um número recorde de inscritos e serão 19 as instituições, mais três face ao ano passado, e cerca de 300 os estudantes que nos próximos meses vão estar envolvidos neste projeto europeu.

“O facto de ano após ano termos cada vez mais escolas e estudantes a participarem reflete bem a importância que o projeto tem na dinamização da visão europeia na Região”, constata a eurodeputada Liliana Rodrigues, que é responsável por esta iniciativa que está a ser desenvolvida em parceria com a Secretaria Regional da Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto.

Sobre o propósito da iniciativa, Liliana Rodrigues declarou: é fazer com que os “jovens pensem como os verdadeiros cidadãos europeus que são e que exponham as suas ideias sobre o caminho e sobre o rumo que a Europa terá que trilhar”.

A deputada do Parlamento Europeu destacou ainda o “excelente trabalho” feito pelos professores que, em anos anteriores, dinamizaram os clubes europeus da Madeira e do Porto Santo e que têm sido “incansáveis na ajuda e no incentivo à participação dos alunos” no ‘IncluEuropa’.

Sublinhe-se que a maioria das escolas está já familiarizada com a iniciativa. O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, afirma ao JM que a participação neste projeto traz aos jovens madeirenses mais-valias muito importantes. “Além do aprofundamento do conhecimento sobre as realidades europeias, [projetos desta natureza] fomentam a participação crítica e a cidadania ativa, entendidos como complemento às aprendizagens asseguradas pela atividade curricular nas escolas”, sublinha o representante do Governo Regional.

As modalidades do projeto

São duas as modalidades incluídas neste projeto.

O concurso ‘Olimpíadas de Europa’ contou este ano com 17 escolas inscritas; já na outra modalidade, o concurso de ‘Curtas-Metragens’, vão participar 13 instituições.

Nesta edição, os trabalhos audiovisuais devem dar resposta à questão ‘Que futuro para a Europa?’ e podem ser enviados até ao dia 22 de fevereiro de 2019.

Recorde-se que as equipas vencedoras ganham uma viagem a Bruxelas, onde vão visitar o Parlamento Europeu.