Escola da Levada: "Quero uma Europa cada vez mais inclusiva"

Cláudia Ornelas

No ano passado, a Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto Silva participou pela primeira vez no ‘IncluEuropa’. Este ano, 10 estudantes deste estabelecimento aceitaram, sob a coordenação do professor António Gomes, voltar a participar, tanto nas ‘Olimpíadas’ como nas ‘Curtas-metragens’ desta iniciativa a cargo da eurodeputada Liliana Rodrigues.

“Convidei os meus alunos para mostrar que aderimos à União Europeia por questões financeiras, mas não é esse apenas o objetivo da nossa integração”, explica o professor. Acrescenta que é necessário que os seus estudantes conheçam “o valor da União Europeia” e alguns “dossiers e temas trabalhados no Parlamento Europeu”.

Assim, o projeto de multimédia será assente na temática ‘Os Direitos Humanos’ e baseado na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia que, refere o docente, constitui “uma afirmação clara e forte dos direitos dos cidadãos europeus”. Recorde-se que a primeira fase das Olimpíadas está agendada para o dia 21 de novembro. Já a exibição das curtas-metragens terá lugar a 18 de março de 2019.

Acrescenta que o trabalho desenvolvido pelos estudantes, servirá para “mostrar à sociedade” envolvente os valores que unem os cidadãos europeus. “É necessário que a escola e a sociedade vinculem, trabalhem e disseminem esta prática de aceitação e respeito, porque se nos cingimos aos convénios, podemos não passar à prática. É necessário abordarmos estas temáticas, porque a nossa liberdade e a democracia em que vivemos é volátil e pode mudar de um dia para outro. Não podemos tomar nada como seguro”, conclui.

Questionada sobre o futuro que deseja para a Europa, a estudante Daniela Santo, de 17 anos, responde: “Quero uma Europa cada vez mais inclusiva onde as Direitos Humanos sejam uma verdadeira realidade e que evolua para uma Europa cada vez melhor para os nossos descendentes”.

Vão participar no ‘IncluEuropa’ os seguintes alunos desta instituição: Daniela Santo; Diogo Silva; Margaria Câmara; Marlene Barbosa; Luana Fernandes; Nuno Pereira; Milton de Freitas; Sara Correia; Vitor Sousa; João Xavier.

Recorde-se que as equipas vencedoras serão premiadas com uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.