"Panorama demográfico deixa antever uma contínua diminuição de alunos", diz Deodato Rodrigues
Professor e adjunto do secretário regional de Educação, Deodato Rodrigues deu início ao terceiro painel do V Encontro da Educação de Santa Cruz - moderado pelo diretor do JM, Agostinho Silva - e apresentando o tema da ‘Demografia, Tecnologia e Financiamento – novos desafios à gestão do sistema educativo’.
O docente salientou, no âmbito dessa matéria, três dimensões, nomeadamente demográfica, tecnológica, e de financiamento.
Em relação ao primeiro ponto, Deodato Rodrigues destacou aspetos como o aumento da longevidade dos profissionais do ensino, com um número crescente de trabalhadores mais velhos e diminuição do número de jovens em idade de trabalho. A situação do envelhecimento dos docentes é sobretudo mais notória nos centros urbanos, devido às circunstâncias da colocação de professores, referiu, sendo que a decrescente taxa de natalidade se reflete também no número de alunos.
“A dinâmica demográfica da sociedade madeirense condiciona fortemente as políticas de educação, com implicações na gestão global do sistema e consequências nas escolas”, asseverou Deodato Rodrigues. “À diminuição do contingente de jovens vem correspondendo uma nova forma de relação com o mundo e de encarar a vida”, prosseguiu, dando conta de uma crescente dependência das novas tecnologias.
“O desenvolvimento tecnológico digital está a colocar problemas à escola tradicional, no que respeita à sua centralidade na formação e respetiva validação”, disse o docente, acrescentando ainda que “o panorama demográfico da Região deixa antever a contínua diminuição do número de alunos”.