MADEIRA Meteorologia

Jornadas Madeira: "O setor da banana tem sido extremamente importante", relevou Jorge Dias

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Abril 2023
13:00

"O setor da banana tem sido extremamente importante", relevou Jorge Dias, presidente da Gesba, durante o período de debate, adiantando que todos os rácios são positivos.

"Para terem uma ideia, a banana da Madeira tem a maior exportação bruta em quilos da Madeira no setor agrícola e representa cerca de 650 hectares de produção", relevou, lembrando que a Gesba, que começou a atuar no final do ano 2008, produziu em 2009 produziu 14 mil toneladas de banana. Atualmente, 14 anos depois a empresa faz 23 mil toneladas anuais. "Ou seja, um crescimento de mais de 50 por cento", notou, referindo que 100 toneladas é a média diária.

No que toca à exportação, Jorge Dias referiu que 85% das bananas vão para o continente e são todas compradas. "Portanto, nós subimos a produção - 50 por cento - subimos a qualidade da produção também em 50 por cento, que significa um grande trabalho dos agricultores e grande apoio por parte da empresa também", referiu.

Na sua alocução, o presidente da Gesba disse ainda que nos últimos 14 anos entraram na empresa mais de 100 produtores, sendo que "o maior produtor de banana tem menos de 50 anos".

A finalizar, lembrou os desafios lançados pelo Governo Regional para a exportação da anona e dos abacates, num processo de produção e exportação que já foi iniciado. Nesse sentido, afirma que no primeiro ano de exportação da anona foram enviadas 13 toneladas. "Eram as anonas mais caras do mercado", regozijou-se.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas