Jornadas Madeira: GR prepara diploma para valorizar carreira de ajudantes domiciliárias

Bruna Nóbrega

Recordando que um dos grandes focos do Governo Regional é o serviço de ajuda domiciliária, a governante aproveitou a ocasião para reconhecer “o importante” papel das ajudantes domiciliárias e anunciou que o Governo Regional está a preparar um diploma para valorizar a carreira.

“Gostaria ainda de referir que o Governo Regional, reconhecendo a importância do papel das ajudantes domiciliárias, está a preparar um diploma que pretende valorizar a sua carreira e que será uma realidade ainda este ano”, revelou.

Ademais, a governante disse que está em curso um reforço na contratação de novas ajudantes domiciliárias, de forma a aumentar a capacidade de resposta, e chegar a ainda mais pessoas, que precisam de cuidados no domicílio.

“Também, e com finalidade idêntica, o Estatuto Regional do Cuidador Informal, pioneiro a nível nacional, aprovado em 2019, que pretende valorizar e consolidar este papel tão importante. Hoje, são já reconhecidos, ao abrigo deste estatuto, 310 cuidadores informais na nossa região”, observou.

Rita Andrade adiantou ainda que são apoiados diariamente mais de 3.200 utentes em toda a Região.