MADEIRA Meteorologia

Jornadas Madeira: "Vamos alcançar o melhor PIB de sempre da Madeira"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Janeiro 2023
12:25

Rui Barreto já subiu ao palanque para a sua oratória no âmbito das Jornadas Madeira promovidas pelo JM, esta manhã na Ribeira Brava, subordinada à Economia.

O secretário regional da Economia, em tom sempre extremamente pausado e, com isso transmitindo aparente confiança à plateia, à qual conseguiu prender as atenções, exaltou o facto de que "iremos alcançar nas contas finais de 2022 o maior PIB de sempre na Região, com 5,6 mil milhões de euros, superando a anterior melhor marca, de 2019".
Esta a principal conclusão, depois de Rui Barreto ter reescrito todo o percurso realizado, ressalvando que foi feito sob condições adversas porque "quando se trabalha no quadro de previsão com enorme imprevisibilidade e não controlando as variáves, há sempre um grande grau de incerteza".
Pese essa leitura, lembrando que "para desenhar o futuro é preciso perceber o que andamos a fazer", garantiu que "o desígnio deste Governo tem sido o crescimento económico e é nisso que temos trabalhado, de forma sustentada".
"Esta tem sido uma legislatura extraordinária, marcada pela pandemia, pela guerra no centro da Europa e pela grande trasnformação que resultou de tudo isto", frisou.
Para Rui Barreto, "a lesgislatura fica marcada pela gestão da pandemia, mas também pelo grande crescimento económico", relevando a importância da "estabilidade política, que traz confiança e resulta em investimento"
"Conseguimos fazer, em primeiro lugar, a segurança às populações, mobilizamos um conjunto de apoios, disponibilizamos 235 milhões de euros para apoiar as empresas, sempre com esse critério de manutenção dos postos de trabalho".
"Parece que foi há muito tempo, mas foi em 2020 que fechamos o nosso aeroporto, mas a partir do segundo trimestre de 2021 começou a retoma e estamos há 19 meses a crescer sustentadamente", chegando então aquela exaltação de que "iremos alcançar nas contas finais de 2022 o maior PIB de sempre na Região, com 5,6 mil milhões de euros, superando a anterior melhor marca, de 2019".

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas