MADEIRA Meteorologia

Fórum JM: "O madeirense vai continuar a perder poder de compra", alerta Paulo Pereira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Dezembro 2022
10:26

Questionando sobre como perspetiva o ano de 2023 face à atual conjuntura internacional, Paulo Pereira, presidente da delegação regional da Ordem dos Economistas, reconhece que vão haver setores e famílias que passarão por extremas dificuldades, enquanto outros poderão continuar a ser bem-sucedidos.

No entanto, no entender do economista, a população madeirense e os empreendimentos que desta dependem vão sentir os efeitos da crise que se sucede.

"O desafio para o próximo ano vai ser ver como se vai comportar o mercado imobiliário e a questão do turismo. Nos restantes setores, tudo o que depender do consumidor madeirense vai sentir grande dificuldade e o madeirense vai continuar a perder imenso poder de compra", frisou, em declarações no Fórum ‘Economia e Negócios em 2023’, que decorre esta manhã no JM.

Sobre o setor do turismo, Paulo Pereira alerta que os "europeus vão ficar mais pobres", antevendo que "quando estamos mais pobres cortamos nas férias".

Assim, afirma ser importante perceber se a Madeira vive efetivamente do turismo mais sénior ou do turismo mais jovem que se fez notar nos últimos anos.

Todavia, a este propósito, realçou ter dúvidas de que os viajantes mais jovens sejam efetivamente o turista standard do arquipélago madeirense.

Já relativamente ao setor imobiliário, o responsável também prevê algumas mudanças e incertezas.

"Há muito stock imobiliário que está na mão de intermediários, como especuladores e investidores, que estão a contar vender. Vai ser importante perceber se a Madeira é um destino final dos compradores de alto rendimento. Vai ser curioso ver", disse.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas