Jornadas Madeira: “Tem de haver discriminação positiva para os concelhos a norte”, defende Garcês

Catarina Gouveia

Na segunda metade das intervenções nesta edição das Jornadas Madeira, subiu ao púlpito José António Garcês, presidente da Câmara Municipal de São Vicente, que começou por manifestar, naturalmente, uma opinião contrária à de Miguel Pinto-Correia no que concerne à extinção dos municípios.

Nesse âmbito, e optando por abordar as finanças à dimensão local, lembrou à plateia que são os orçamentos municipais que suportam todo o apoio à população.

Sendo as competências dos municípios comuns entre eles, independentemente da sua dimensão e localização, defende que "tem de haver discriminação positiva para os concelhos virados a norte”, que lutam contra questões como a desertificação populacional, problema por diversas vezes mencionado ao longo desta manhã, num debate organizado pelo JM que tem como tema Finanças Regionais e PRR.