MADEIRA Meteorologia

Jornadas: Jurista da Assembleia defende alinhamento entre ensinos básico, secundário e superior

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Junho 2022
13:01

Na plateia das Jornadas JM, Georgina Nunes, da Assembleia Legislativa da Madeira, defendeu que a educação terá de ser vista num alinhamento entre o ensino básico, secundário e superior, com as decisões políticas tidas também de forma alinhada.

A jurista referiu que essa visão pode ser "cada vez mais fundamental para a mudança de paradigma, de uma aposta crescente no financiamento, mas também querendo cada vez mais aprofundar a autonomia de cada escola, na sua diferenciação", procurando ainda "uma gaveta em aprofundamento da autonomia de gestão escolar".

Defendeu também que, "para que o financiamento possa ser catalizado da melhor forma, a flexibilidade curricular tem de ir crescentemente acontecendo, com um tronco de currículo comum, mas que terá de emagrecer em prol da flexibilidade de currículos, fomentado cada vez mais a proatividade, para desenvolver a capacidade de aprender e de pensar, de criar e de liderar".

Em resposta, Jorge Carvalho disse que o processo de flexibilidade curricular está a decorrer. Focando as suas palavras nos alunos, disse que a principal missão é dotar os jovens de vários conhecimentos e competências, num projeto em que cada vez mais a escola é inclusiva, para todos e à medida de cada um.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas