MADEIRA Meteorologia

Jornadas: Em 2021, 70% dos alunos da RAM que terminaram o ensino secundário ingressaram no ensino superior

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Junho 2022
12:21

Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, começou por abordar o posicionamento da Região em termos do ensino superior.

Em 2012, realçou o governante, a RAM somava 1.501 candidatos ao ensino superior, dos quais 1.364 foram colocados. "Estes 1.500 candidatos representavam 45% dos estudantes que em 2012 completavam o seu ciclo de estudos, porque a taxa de abandono à época cifrava-se em 30%", notou, dando conta da evolução deste indicador ao longo da década.

Neste caminho, apontou o secretário, embora com oscilações, os números de alunos candidatos à universidade têm crescido de forma sustentada ao longo da última década.

Já, em 2021, a RAM ultrapassou os 2 mil alunos que se candidataram ao ensino superior, tendo ficado colocados 1.808, dos quais 1125 ficaram na região.

"Isto significa, que, em 2021, 70% dos alunos que terminaram o ensino secundário ingressou no ensino superior, com uma taxa de abandono de apenas 10%", denotou Jorge Caravalho.

"Temos uma recuperação extraordinária na conclusão do ensino de estudos e na entrada no ensino superior", concluiu o governante.

A este propósito, o secretário reiterou a sua certeza de que a educação é a pedra angular de todo o desenvolvimento da sociedade.

"Não temos reservas de que é a através da formação e do conhecimento que mudamos a sociedade, que antecipamos o futuro e que temos capacidade de resiliência", disse, vincando que também está certo de que o empreendedorismo da sociedade depende igualmente desta aposta no ensino, que dá capacidade para responder aos desafios diários.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas