Fórum Cibersegurança: 5G facilita quotidiano e vai trazer inovação à Saúde na Região

Catarina Gouveia

O 5G e a chamada Internet das Coisas representa um mar de oportunidades que vêm “facilitar o nosso quotidiano”, defende o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, nomeadamente na utilização de internet no controle dos equipamentos domésticos, na interação à distância daquilo que antes exigia o toque, mas também em campos como o da Saúde.

Nesta matéria, Rogério Gouveia exemplifica com a questão da hospitalização domiciliária, que se prevê que venha a ser massificada graças à possibilidade de controlar à distância equipamentos médicos de pequena dimensão que descartam o apoio presencial de um profissional de saúde.

“Há um vastíssimo leque de oportunidades que a Internet das Coisas e o 5G nos vem trazer”, reitera o governante, sendo nesse âmbito que o Serviço Regional de Saúde tem “investimentos consideráveis nessa matéria”, que “vão ser potenciados assim que o novo Hospital Central da Madeira esteja concluído”.

Com isso, salienta, chegam também “desafios e responsabilidades acrescidas”, uma vez que o investimento na cibersegurança e ciberdefesa terá de acompanhar essa evolução tecnológica.