Debate JM: Filipe Sousa e Brício Araújo debatem Santa Cruz a partir das 11h00

Por David Spranger

Na sequência do ciclo de debates promovidos pelo JM, tendo em vista as eleições autárquicas do próximo dia 26 deste mês de setembro, hoje é dia de analisar o concelho de Santa Cruz, com a presença de Filipe Sousa, recandidato pelo JPP, e Brício Araújo, o candidato de PSD/CDS. O debate arranca às 11h00, na redação deste jornal.

O debate, conduzido pelos jornalistas Miguel Silva e Miguel Guarda, tem transmissão direta no canal JM no Youtube, nas páginas do jornal e da rádio no facebook e no canal Naminhaterra TV, para além do acompanhamento a edição online deste jornal. Poderá ainda ser seguido através da rádio JM FM.

Filipe Sousa vai tentar a terceira eleição consecutiva, depois de ter sido eleito em 2013 e 2017, enquanto Brício Araújo é estreante nestas andanças.

Este será o oitavo debate inserido neste evento do JM, depois de estarem já concretizados as iniciativas referentes à Calheta, Porto Moniz, Ribeira Brava, Machico, São Vicente, Ponta do Sol e Câmara de Lobos. Depois de Santa Cruz, seguem-se, sucessivamente, amanhã, o Porto Santo, com Nuno Batista (PSD/CDS) e Miguel Brito (PS), quarta-feira o concelho de Santana, com Dinarte Fernandes (CDS) e João Paulo Luís (PSD), fechando com o Funchal, entre Miguel Silva Gouveia (Coligação Confiança) e Pedro Calado (PSD/CDS).

O critério adotado pelo JM, foi o confronto direto entre os candidatos das forças políticas que em 2017 lograram assento na vereação, como é o caso hoje, de Santa Cruz, em que o JPP conquistou seis mandatos e o PSD um. Então, o JPP chegou aos 60,0%, contra 17,1% do PSD, 6,9% do PS e 4,9% do CDS. Em 2013, Filipe Sousa fora eleito com 64,4% da preferência do eleitorado. Nas Juntas de Freguesia, o JPP domina as cinco, Santa Cruz, Santo da Serra, Caniço, Gaula e Camacha.

Segundo os números já divulgados pela CNE, Santa Cruz tem 39.942 pessoas aptas a votar - o segundo no ranking da Região apenas superado pelo Funchal (106.336) - com predominância para o Caniço, com 21.522. Seguem-se, Santa Cruz (7.295), Camacha (6.343), Gaula (3.921) e Santo da Serra (861).

Na variação, temos que hoje o concelho de Santa Cruz tem mais 2.452 potenciais eleitores que em 2013, e no diferencial entre 2017 e 2021 são mais 1.418.