Debate JM: Ricardo Franco e Norberto Ribeiro empenhados no combate à perda de população

Machico perdeu, nos últimos dez anos, 10% da população. Instado a responder sobre como se inverte esta situação, o candidato do PS à Câmara Municipal de Machico, afirma que a taxa de natalidade é um dos fatores fundamentais para perder ou ganhar mais gente. Refere que há também o fator económico. Muitas famílias têm optado por emigrar, conforme sublinha Ricardo Franco. Governo e municípios têm que aplicar medidas que promovam a retenção da população e também a natalidade. Mas, "são medidas que vêm de cima de para baixo", afirma Ricardo Franco, cujo slogan de candidatura ´Por Machico, com os Machiquenses'.

Ricardo Franco afirma que a sua candidatura tem quatro medidas que comprendem o apoio à construção e reabilitação, assim como ao arrendamento. O candidato socialista garante que o Executivo a que preside tem sido aquele que mais tem implementado medidas a nível social. São exemplo, aplicação do IMI familiar, a redução de taxas municipais, a aplicação de apoios ao nível da educação.

Já Norberto Ribeiro, candidato do PSD/CDS, defende que o problema é complexo e exige um trabalho exigente. Norberto Ribeiro, que se candidata à Câmara de Machico nas eleições de 26 de setembro, afirma que é importante apoiar a fixação de pessoas no concelho de Machico. Segundo o candidato, 40% dos jovens estão a se deslocar para trabalhar fora do concelho de Machico. Aproveita para referir que é preciso investir, tanto ha habitação jovem como na menos jovem, para fixar os habitantes nas freguesias do Município. O candidato que se apresenta com slogan 'Juntos Somos Machico' diz que a oferta de habitação deve ser trasnversal a todas as freguesias.

Estas posições foram tomadas esta manhã no arranque do debate sobre o concelho de Machico. Debate que é uma iniciativa do JM e da 88.8 e que decorre na redação do JM. O evento está a percorrer todos os concelhos da Madeira. A ideia é saber o que os candidatos às Autárquicas defendem em termos de futuro para o seu concelho.