Acompanhe o debate ‘autárquicas 2021’ sobre Machico a partir das 11h00

Por David Spranger

A redação do JM recebe hoje, a partir das 11h00, o quarto debate relativo às autárquicas 2021, de uma iniciativa que até 9 de setembro irá escalpelizar os 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira.

Na sequência do ciclo de debates promovidos pelo JM, tendo em vista as eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro, hoje é dia de projetar o concelho de Machico, com a presença de Ricardo Franco, candidato do PS, e Norberto Ribeiro, pela coligação PSD/CDS.

Ricardo Franco vai a votos pela terceira vez, depois de ter sido eleito em 2013 e 2017, tentando conquistar o seu terceiro mandato consecutivo, enquanto Norberto Ribeiro é estreante nestas andanças.

Hoje, o debate, conduzido pelos jornalistas Miguel Silva e Miguel Guarda, tem transmissão em direto no canal JM no Youtube e nas páginas do jornal e da rádio no facebook, para alem do acompanhamento na edição online deste jornal. Poderá ainda ser seguido através da rádio JM FM.

O critério dos debates, em todos os 11 concelhos, assentou em ‘convocar’ os candidatos dos partidos com assento na vereação, tal como já sucedera em iniciativa idêntica do JM na antecâmara das eleições em 2017.

Em 2017, o PS venceu com 58,6%, seguido de PSD, que apresentou como candidato Ricardo Sousa, com 27,7%, e JPP, com 4,3%. O CDS, que agora se junta ao PSD para tentar destronar os socialistas, quedou-se pelos 2,0%. Em resultado destes resultados, o PS conquistou cinco dos sete mandatos na vereação, deixando apenas dois para o PSD.

Nas Juntas de Freguesia, o PS lidera em Água de Pena, Machico, Porto da Cruz e Caniçal, com o PSD a pontificar em Santo António da Serra.

No acumulado do concelho, em 45 anos, o PSD acumula 25 à frente do município, o PS tem 16 e a UDP governou durante quatro anos.

O concelho de Machico agrega 20.599 potenciais eleitores para esse ato eleitoral, distribuídos pelas suas cinco freguesias: Água de Pena (2.568), Caniçal (3.729), Machico (10.803), Porto Da Cruz (2.286) e Santo António da Serra (1.213).

Realizados foram já os debates referentes à Calheta, Porto Moniz e Ribeira Brava, e após o de hoje seguem-se, sucessivamente, nos mesmos moldes, São Vicente (amanhã), Ponta do Sol (quinta-feira), Câmara de Lobos (sexta-feira), Santa Cruz (6 de setembro), Porto Santo (7 de setembro), Santana (8 de setembro) e Funchal (9 de setembro).