Debate JM: Emanuel Câmara e Raimundo Silva debatem Porto Moniz a partir das 11h00

Por David Spranger

Prossegue na manhã desta sexta-feira, na redação do JM, o ciclo de debates relativos às eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro.

Após o mote dado ontem, relativamente ao concelho da Calheta, hoje será a vez do Porto Moniz estar no foco. Assim, em ‘estúdio’ vão estar, a partir das 11h00, os candidatos do PS, Emanuel Câmara, e do PSD/CDS, Raimundo Silva.

Hoje, o debate tem transmissão direta no canal JM no Youtube e nas páginas do jornal e da rádio no facebook. Poderá ainda ser acompanhado através da Rádios JM FM e Rádio Porto Moniz

Para Emanuel Câmara, atual presidente, esta será a sua oitava candidatura consecutiva à Câmara Municipal do Porto Moniz, em sequência de duas com sucesso e cinco iniciais em que foi relegado para a oposição, enquanto Raimundo Silva estreia-se nestas andanças.

Segundo os dados oficiais, já tornados públicos pelo CNE, o concelho do Porto Moniz agrega 3.013 potenciais eleitores para esse ato eleitoral, distribuídos pelas suas quatro freguesias: Achadas da Cruz (181), Porto Moniz (1.832), Ribeira da Janela (294) e Seixal (706).

O concelho é mesmo aquele que reúne mesmo menos eleitores na Região, seguido do Porto Santo, com 5.198. Nas freguesias, também é neste concelho que se encontra a menos populacional, as Achadas da Cruz com aqueles 181 elegíveis, seguida da freguesia do Jardim do Mar (Calheta), com 235, e da Ilha (Santana), com 256.

Em 2017, o PS venceu a Câmara Municipal com 63,36% dos votos, relegando o PSD (21,43%) para o segundo lugar e o PS (13,16%). Então, foram candidatos Emanuel Câmara e Rui Nelson, respetivamente.

Na vereação, em 2017 o PS conquistou quatro mandatos, restando ao PSD um lugar.

O critério dos debates, em todos os 11 concelhos, assentou precisamente em ‘convocar’ os candidatos dos partidos com assento na vereação, tal como já sucedera em iniciativa idêntica do JM na antecâmara das eleições em 2017.

Neste concelho do Porto Moniz, o PS fez o pleno, dominando as quatro Juntas de Freguesia.

Depois de Calheta e Porto Moniz, seguem-se, sucessivamente, nos mesmos moldes, Ribeira Brava (30 de agosto), Machico (31 de agosto), São Vicente (1 de setembro), Ponta do Sol (2 de setembro), Câmara de Lobos (3 de setembro, Santa Cruz (6 de setembro), Porto Santo (7 de setembro), Santana (8 de setembro) e Funchal (9 de setembro). Todos moderados pelos jornalistas Miguel Silva e Miguel Guarda.