Acompanhe o debate ‘autárquicas 2021’ sobre a Calheta a partir das 11h00

Por David Spranger

Os debates de projeção das eleições autárquicas 2021, agendadas para 26 de setembro, promovidos pelo JM arrancam na manhã desta quinta-feira, com início pelas 11h00.

Carlos Teles (PSD), Sofia Canha (PS) e Gabriel Neto (CDS) são os candidatos que marcam presença nesta primeira ronda, de uma iniciativa que irá pontuar todos os concelhos da Região, entre hoje e 9 de setembro, data em que se encerra este ciclo, com a presença de Miguel Silva Gouveia e Pedro Calado na redação do JM.

Hoje, o debate tem transmissão direta no canal JM no Youtube e nas páginas do jornal e da rádio no facebook. Poderá ainda ser acompanhado através das rádios JM FM e Calheta.

Segundo os dados oficiais, já tornados públicos pelo CNE, o concelho da Calheta agrega 12.329 potenciais eleitores para esse ato eleitoral, distribuídos pelas suas oito freguesias: Arco da Calheta (3.181), Calheta (3.461), Estreito da Calheta (1.691), Fajã da Ovelha (1.012), Jardim do Mar (235), Paul do Mar (927), Ponta do Pargo (1.031) e Prazeres (791).

Em 2017, o PSD venceu a Câmara Municipal com 65,45% dos votos, relegando o CDS (16,04%) para o segundo lugar e o PS (13,16%) para terceiro. Então, foram candidatos Carlos Teles, Martinho Câmara e Sofia Canha, respetivamente, com o candidato social democrata e a socialista a irem de novo a votos.

Na vereação, em 2017 o PSD conquistou cinco mandatos, restando a CDS e PS um lugar a cada.

Carlos Teles e Sofia Canha irão se enfrentar pela terceira vez consecutiva, depois de já o terem feito também em 2013 e 2017, sempre com vantagem do candidato do PSD, enquanto Gabriel Neto estreia-se na corrida à autarquia.

Neste concelho da Calheta, o PSD domina ainda as freguesias do Estreito da Calheta, Jardim do Mar, Prazeres, Arco da Calheta e Calheta, enquanto o CDS lidera na Fajã da Ovelha, Paul do Mar e Ponta do Pargo.

O critério dos debates, em todos os 11 concelhos, assentou mesmo em ‘convocar’ os candidatos dos partidos com assento na vereação, tal como já sucedera em iniciativa idêntica do JM na antecâmara das eleições em 2017.

Após a Calheta, seguem-se, sucessivamente, nos mesmos moldes, o Porto Moniz (amanhã), Ribeira Brava (30 de agosto), Machico (31 de agosto), São Vicente (1 de setembro), Ponta do Sol (2 de setembro), Câmara de Lobos (3 de setembro, Santa Cruz (6 de setembro), Porto Santo (7 de setembro), Santana (8 de setembro) e Funchal (9 de setembro). Todos moderados pelos jornalistas Miguel Silva e Miguel Guarda.

Pode acompanhar o debate através do seguinte link: https://naminhaterra.com/live.php?evento=4401