Jornadas Madeira 2021: Elisa Seixas elogia trabalho da CMF no setor cultural

Elisa Seixas, deputada do PS na Assembleia Legislativa da Madeira, acredita que é “profundamente incoerente” a postura de “exigir para um lado enquanto se tira por outro”, referindo-se à oposição que por duas vezes chumbou o orçamento municipal.

Na sua intervenção desde a plateia, a socialista enalteceu o trabalho desenvolvido no setor cultural por parte do executivo camarário, destacando as iniciativas dinamizadas pelo Teatro Municipal Baltazar Dias especialmente em contexto de pandemia, apoiando os artistas ao dar-lhes trabalho remunerado. Neste âmbito, Elisa Seixas acredita que o atual executivo devolveu a vida àquela casa cultural.

Pediu ainda ao presidente da Câmara Municipal do Funchal que explicasse o Plano Estratégico para a Cultura nos próximos dez anos, tendo sido aprovado recentemente este que “foi um documento construído com base na diretriz de envolvimento dos cidadãos na construção de soluções para a cidade”, destacou Miguel Gouveia, na resposta.

O documento, afirmou, envolveu um mapeamento cultural de equipamentos e entidades associativas, e está disponível para consulta numa “política de transparência”. “Quisemos ouvir todos”, afirmou, acreditando que num próximo mandato será possível reforçar o apoio às entidades culturais.