MADEIRA Meteorologia

João Paulo Marques: "Ficou desfeito o mito que Rui Rio seria um excelente candidato a PM"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
31 Janeiro 2022
17:32

O comentador residente do 'Política 5.0', programa político da rádio 88.8 JMFM, analisou os resultados das Eleições Legislativas Nacionais.


No comentário que fez aos resultados do último domingo eleitoral, na perspetiva nacional João Paulo Marques destacou a "vitória histórica do PS que conseguiu absorver quase a totalidade dos votos à sua esquerda" e que o PSD necessita agora de uma "reflexão profunda".


"Do ponto de vista do PSD fica finalmente desfeito o mito que Rui Rio poderia ser um excelente candidato a primeiro-ministro. Está visto que nem candidato a primeiro-ministro, nem candidato a líder da oposição. Desde que foi eleito, Rui Rio não ganhou uma única eleição e, portanto, isto obriga a uma reflexão profunda do ponto de vista do PSD nacional", analisa.


Já no panorama regional, João Paulo Marques começa por dizer que "o PSD em coligação cresce no número de votos, fica a uns míseros 500 votos de eleger um quarto deputado".


Recorde-se que o círculo Eleitoral da Madeira elegeu três deputados do PSD e outros três do PS. A explicação para este fenómeno, no entender do comentador do Política 5.0, tem a ver com o crescimento dos partidos à direita.


"O PS na Região perde quase três mil votos e apesar disso a distribuição de deputados mantém-se. A grande diferença na minha opinião acontece à direita do PSD, pois quer o Chega, quer a Iniciativa Liberal, concentraram 11 mil votos. Esta para mim é grande novidade e explicação da distribuição de mandatos", explica.


Por fim, João Paulo Marques diz que os dois maiores partidos têm motivos para festejar e questiona qual é o valor eleitoral do CDS após o desaire deste domingo.


"Quer o PS, quer o PSD têm razões para cantar vitória ao nível regional, não me choca que cada um encontre pontos positivos no resultado eleitoral de ontem. Mas há aqui uma pergunta que fica sem resposta: qual é o valor do CDS em termos eleitorais? Esta pergunta que fica sem resposta é relevante não só pelos 11 mil votos que existem à direita do PSD, mas também pelo descalabro nacional que o CDS foi sujeito na noite de ontem", finaliza o comentador.

Hélder Teixeira

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas