A Universidade da Madeira (UMa) e a Universidade de São José (USJ), em Macau, assinaram um Memorando de Entendimento que reforça a cooperação académica e científica entre as duas instituições.
A UMa e a USJ, de Macau, assinaram, a 22 de dezembro de 2025, um Memorando de Entendimento que visa reforçar a cooperação académica e científica entre as duas instituições. A cerimónia decorreu na Reitoria da UMa e contou com a presença do Dean da Faculdade de Artes e Humanidades da USJ, Prof. Carlos Sena Caires, do Reitor da UMa, Prof. José Sílvio Moreira Fernandes, e do Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização, Prof. José Câmara.
O acordo prevê a promoção de programas de mobilidade de estudantes e docentes, o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação e a coorientação de teses de doutoramento, entre outras formas de colaboração académica.
Com esta parceria, as duas universidades pretendem estreitar relações no espaço euro-asiático de ensino superior e criar oportunidades de internacionalização e de partilha de conhecimento. A UMa assume um papel ativo no desenvolvimento social e económico da Região Autónoma da Madeira, reforçado agora por esta nova colaboração com a USJ, em Macau.
Este acordo surge na sequência da formação da Aliança para Investigação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia da Longevidade entre a China e instituições do Ensino Superior de Países de Língua Portuguesa, entre as quais a UMa, que decorreu em Macau, constituindo um marco simbólico e estratégico na cooperação científica internacional, reforçando os laços entre a República Popular da China e a comunidade lusófona em torno de um dos grandes desafios globais: o envelhecimento saudável.