A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia está a receber, pelo segundo ano consecutivo, um projeto Erasmus+ de Acolhimento de Longa Duração.
De 26 de fevereiro a 26 de março de 2026, três alunos oriundos da Polónia, com idades entre os 13 e os 14 anos, estarão a desenvolver este projeto na HBG, sob a dinamização do Clube Europeu.
De acordo com um comunicado da escola, ao longo de um mês, estes alunos frequentarão aulas em diferentes turmas de 8.º ano e participarão em atividades de enriquecimento cultural, conforme preconizado pelo ideário Erasmus+.
Com este projeto, a escola pretende que “estes jovens cidadãos europeus se integrem num novo ambiente e numa nova cultura, desenvolvendo um conjunto de capacidades e competências globais”.
“Espera‑se, assim, que possam adotar bons padrões e exemplos de comportamento; que desenvolvam a sua proficiência na língua estrangeira (inglês) e aprendam algumas noções de português em contexto natural; que aprimorem as suas competências comunicativas através de interações interculturais; que aprendam sobre a história e a cultura da Madeira; que adquiram novas competências digitais e construam uma rede de contactos global, promovendo colaborações internacionais e novas amizades; e que desenvolvam capacidades sociais através do contacto e relacionamento com um grupo de pares e comunidades diversas”, refere a HBG.
A escola considera fundamental destacar o papel das “famílias irmãs”, que acolhem estes jovens com dedicação e hospitalidade e tornam possíveis estas experiências tão enriquecedoras.