MADEIRA Meteorologia

World Cruise Awards: Madeira nomeada para prémio de sustentabilidade ambiental

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
12 Junho 2024
12:40

Depois de ter conquistado em 2022 e 2023 o galardão de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa nos World Cruise Awards, a Madeira está nomeada este ano para o prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade. Uma distinção que junta à nomeação para Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, que acontece pelo terceiro ano consecutivo.

“Estamos muito orgulhosos desta nomeação, pois representa o reconhecimento internacional do trabalho que os Portos da Madeira têm desenvolvido em matéria de sustentabilidade ambiental, eficiência energética e descarbonização”, afirmou a presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, sublinhando alguns dos projetos que os Portos da Madeira estão envolvidos, como o SHIFT2DC e o Green Ports Madeira.

A indústria dos cruzeiros está comprometida com a transição energética, e a Madeira não só acompanha essas preocupações, como tem uma participação ativa na procura de soluções. “A APRAM, SA integra o projeto internacional SHIFT2DC, que recebeu um financiamento comunitário de 11 milhões de euros, com o propósito de promover alternativas energéticas económicas e sustentáveis”, destaca Paula Cabaço, explicando que os Portos da Madeira são a única infraestrutura portuária europeia a participar neste consórcio, que reúne 30 entidades parceiras de 12 países.

A presidente do conselho de administração da APRAM, SA, realça também o projeto Green Ports Madeira. Um investimento de 700 mil euros liderado pela autoridade portuária regional, que tem como prioridade estudar a viabilidade e o impacto do desenvolvimento de infraestruturas de Onshore Power Supply (OPS) na descarbonização nos portos.

“Podem ser um ‘game changer’ em matéria de descarbonização dos portos, pois as OPS vão possibilitar que os navios atracados desliguem os seus motores ligando-se à rede elétrica, em linha com aquelas que são as metas ambientais que a indústria estabeleceu para os próximos anos”, diz Paula Cabaço, adiantando que a energia a ser fornecida pelos OPS será proveniente de fontes renováveis ou verdes, garantindo uma redução efetiva das emissões de carbono.

Este projeto, continua a presidente dos Portos da Madeira, não só vai investigar a possibilidade de utilizar energia de fontes renováveis para os navios atracados, como também de coproduzir energia nos portos para o autoconsumo das infraestruturas portuárias. Em paralelo, a APRAM, SA investiu já este ano 14,9 mil euros num estudo para melhorar a eficiência energética das suas infraestruturas portuárias. A perspetiva, passa por obter uma poupança anual na ordem dos 35 mil euros.

O compromisso ambiental dos Portos da Madeira tem sido concretizado também longe do mar. Em abril, numa ação conjunta que juntou a AIDA Cruises e a Câmara Municipal do Funchal, a APRAM, SA subiu ao Parque Ecológico do Funchal, para uma ação de plantação de árvores. Uma iniciativa ambiental, que passará a assinalar o início e o fim da época de cruzeiros.

As votações do World Cruise Awards decorrem no site da organização (https://worldcruiseawards.com/nominees/2024), entre os dias 20 de maio e 6 de outubro. Os vencedores serão conhecidos a 4.ª Gala Anual da World Cruise Awards, que decorre a 24 de novembro no Savoy Palace, no Funchal.

Os World Cruise Awards foram atribuídos pela primeira vez em 2021. Os prémios são considerados os ‘irmãos’ dos World Travel Awards, instituídos em 1993 e referidos como os ‘Óscares do Turismo’, nos quais a Madeira já venceu por oito vezes o galardão de Melhor Destino Insular da Europa e, por sete vezes, o de Melhor Destino Insular do Mundo, recorda a APRAM, em nota de imprensa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar o Europeu?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas