A VINCI Airports anunciou hoje que obteve certificação ambiental ACA 4+ para os 10 aeroportos em Portugal, onde se incluem a Madeira e o Porto Santo, tornando-se o país o primeiro a Europa a obter esta certificação.
"Esta certificação reconhece que os aeroportos contabilizaram e comunicaram plenamente as emissões diretas e indiretas de CO2 relacionadas com as suas atividades e operações, reduziram significativamente as suas emissões diretas, compensaram as suas emissões diretas residuais e começaram a reduzir as suas emissões indiretas. A ACA 4+ também reconhece que os aeroportos estabeleceram metas de redução de emissões de carbono consistentes com um cenário de aquecimento inferior a -2°C ao abrigo do Acordo de Paris", esclarece a VINCI Airports em comunicado.
Sublinha a empresa responsável pela gestão dos aeroportos portugueses que "este desempenho, sem precedentes, resulta da implementação do plano de descarbonização da VINCI Airports nos aeroportos portugueses, que já reduziram as suas emissões diretas em 35% desde 2018".
Iolanda Chaves