Invest RAM COVID-19: Financiamento para micro e pequenas empresas aumenta

A Invest RAM COVID-19, uma linha de crédito com montante global de 100 milhões de euros, tem novos montantes máximos de financiamento.

Os valores máximos de financiamento para as Micro Empresas passam de 15.000 euros para 30 mil euros. Já para as Pequenas Empresas aumentam dos 70.000 euros para os 150 mil.

Quanto aos valores previstos para as Médias Empresas (até 300.000 euros) e Grandes Empresas (até 600.000 euros), estes mantêm-se.

Fica também definido que, no valor a calcular nas Micro Empresas, vai ser apoiado 20% por 10 meses, nas Pequenas por 8 meses e nas grandes e médias por 6 meses.

Trata-se de uma discriminação positiva, que assenta no facto de o tecido empresarial madeirense ser maioritariamente constituído por micro e pequenas empresas, severamente afetadas pela Covid-19.

Estes montantes podem ser totalmente convertidos em apoio a fundo perdido se, cumulativamente, se se mantiverem os postos de trabalho no fim do período de carência de 18 meses, se houver uma redução superior a 40% do volume de vendas, entre os meses de março e maio de 2020, comparativamente aos 90 dias anteriores.

Todavia, no caso do Porto Santo, há adaptações à realidade local. As empresas sedeadas na Ilha Dourada podem aceder a este benefício se apresentarem uma redução superior a 15%, entre a média dos meses de março a maio comparativamente com a média dos 90 dias anteriores ou período homólogo.