Rui Barreto elogia recuperação económica "absolutamente extraordinária que se iniciou em 2014"

Alberto Pita

O secretário regional da Economia elogiou hoje as políticas económicas do anterior governo que permitiram a Região estar a "crescer há 73 meses consecutivos" e a ter "uma das taxas de desemprego mais baixas do país".

“Este governo tem realizado desde a legislatura anterior um trabalho muito forte de apoio ao empresariado regional, às empresas regionais. Um trabalho que tem vindo na senda da redução gradual, progressiva dos impostos, no sentido de criar um bom ambiente económico”, referiu, considerando que a “prova disso é que há 73 meses consecutivos que a economia está a crescer”.

As referências de Rui Barreto foram feitas esta tarde na presença do presidente do executivo madeirense, no salão nobre do Governo Regional, durante a cerimónia de entrega das verbas do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) de projetos candidatados a fundos comunitários.

Rui Barreto falou também dos “indicadores positivos”, nomeadamente da taxa de desemprego que, no terceiro trimestre do ano, estava nos “6,4%”, valor que constitui, para o secretário da Economia, um “motivo de satisfação e orgulho”.

Estes resultados não são apenas mérito do executivo, segundo esclareceu o governante, parceiro da atual coligação. “O primeiro agradecimento é para os empresários, porque se não fosse a vossa capacidade de trabalho, a capacidade de transformar boas ideias em projetos e realizá-los e acreditarem na Madeira e nos madeirenses, não era possível baixarmos a taxa de desemprego” para uma “das mais baixas do país”, numa “recuperação absolutamente extraordinária que se iniciou em 2014”.