'Vinho caracol' lançado esta terça-feira no Porto Santo

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM, (IVBAM) em parceria com a Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo (DRAPS) irá fazer o lançamento oficial do Vinho Caracol - edição especial comemorativa dos 600 anos – amanhã, 10 de setembro pelas 18h00 na sede da DRAPS.

O Vinho Caracol é um vinho branco DOP “Madeirense”, da casta Caracol, tradicionalmente plantada na Ilha do Porto Santo, entre os seus típicos muros de “crochet”.

De acordo com o IVBAM, esta edição especial visa revelar a importância e potencialidade desta casta e promover o saber, a história, a tradição e a herança cultural do Porto Santo, onde a cultura da vinha também está ligada ao seu povoamento e apresenta caraterísticas próprias.

Este vinho, que reflete as potencialidades da Ilha Dourada, apresenta aromas delicados onde a mineralidade é evidente em harmonia com as notas de caráter cítrico e tropical. Foi vinificado na Adega de São Vicente, sob a enologia do seu enólogo residente, João Pedro Machado.

Esta ação de lançamento é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.