500 mil euros reforçam IFRRU em agosto

O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU) irá receber em agosto um reforço de 500 mil euros, através do Programa Operacional. O anúncio foi feito pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, Jorge Faria, durante a cerimónia de pagamentos às candidaturas geridas por este organismo.

Jorge Faria informou que este instrumento recebeu, até 10 de julho, dez candidaturas que alcançam o montante global de 26,5 milhões de euros, distribuídos pelos concelhos de Câmara de Lobos, Funchal e Ponta de Sol. Sete candidaturas foram já contratadas num montante global de 23,6 milhões de euros.

O presidente do IDE deu conta de uma reunião recente com o presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU, Abel Mascarenhas, na qual este último informou que a Madeira é, depois de Lisboa e Porto, a região com mais projetos aprovados e contratados com o IFFRU.

A ressaltar que este programa disponibiliza empréstimos competitivos para a reabilitação urbana e eficiência energética.

Nesta cerimónia foram pagos apoios a 73 projetos, no valor de 3,95 milhões de euros, dos quais 590 mil euros de comparticipação comunitária. Destes,67 projetos são no âmbito de funcionamento (receberam apoios de 1,58 milhões de euros) e seis são no âmbito do investimento (cerca de 2,36 milhões de euros em apoios).

No total, os apoios aproximam-se dos 4 milhões de euros, sendo que o Governo Regional é responsável por financiar 590 mil euros deste montante e o Feder responsável pelos 3,3 milhões de euros restantes.