‘Invest Madeira’ passa a Direção Regional

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, informou hoje que a ‘Invest Madeira’ deixará de ser uma agência e passará a ser uma direção regional, significando que terá maior peso dentro do Executivo. A medida visa captar investimento e apoiar os empresários nos processos de produção, exportação e monitorização da economia.

“Pelo terceiro ano consecutivo estamos com um saldo positivo na balança comercial e exportamos mais do que importamos. Isto significa que todas as políticas no futuro têm de ser orientadas, e já estão a sê-lo, para garantir um reforço substancial no apoio às exportações”, explicou o chefe do Executivo.

Miguel Albuquerque acrescentou que a orgânica de outros organismos está a ser alterada para que tenham maior eficácia e peso dentro do Governo Regional.

O governante anunciou ainda novos instrumentos, como o Capital Cimento, e novos capitais de risco que permitirão em empresários “criar coisas sem ter o complexo de falhar”. “Muitas vezes os empresários de sucesso já tentaram três ou quatro vezes e não há nenhum estigma nem pode haver nenhum estigma na nossa sociedade de tentarmos e falharmos”, referiu.

Nota ainda para o Conselho de Concertação para a Competitividade, criado em articulação entre o Executivo e a ACIF, instrumentos que irão permitir uma maior auscultação e monitorização das empresas regionais para que “tomem decisões muito rápidas” e “atuem com maior eficácia”. Neste organismo, estarão presentes empresas e empresários cujas evolução e dificuldades serão permanentemente acompanhadas.