Bordado Madeira na ‘Luxury Design & Craftsmanship SUMMIT’

JM

Nos próximos dias 26 e 27 de junho, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP – RAM far-se-á representar na II edição da ‘Luxury Design & Craftsmanship SUMMIT’, que terá lugar no Multiusos da cidade de Gondomar, no Porto.

Trata-se de um evento que, apesar de recente, regista “uma procura significativa, por parte dos visitantes, na sua maioria motivados pela vasta qualidade e diversidade da oferta expositiva e respetivos representantes/participantes”.

Entre estes últimos, “destacam-se designers, mestres artesãos e emergentes, amantes das artes, empreendedores e estudantes, e algumas das mais importantes entidades e marcas de renome de Portugal e da Europa, como a Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship, o conceituado INMA (Institut National des Métiers d’Arts), os artistas Nini Andrade Silva, Emmanuel Badled e Vítor Agostinho, e marcas de renome como Swarovski, Bentley e Assouline”.

Isso mesmo indica uma nota do Gabinete do secretário regional de Agricultura e Pescas, que adianta que este certame se pauta também “pelo dinamismo, já que, no seu decurso, ocorrem diversas ações promocionais como painéis de discussão e mesas redondas, enfocados na temática das novas tendências do Design, Marketing e Artesanato de Excelência”.

A interatividade com o público também é garantida, através de um ‘showcase’ ao vivo, protagonizado por 15 mestres artesãos, concedendo especial destaque às artes e ofícios como a talha, azulejaria, a cinzelagem, entre outros, bem como, o Bordado Madeira, cuja representação é assegurada pelo IVBAM. Para esse fim, este instituto garantirá a presença de uma bordadeira em atividade e exposição de peças também de Bordado Madeira.

Paralelamente, algumas das melhores peças produzidas à mão por artistas reconhecidos a nível europeu são postas em evidência numa galeria temporária, a ter lugar dentro do mesmo recinto e durante a realização desta nova edição da ‘Luxury Design & Craftsmanship SUMMIT’.

Esta ação promocional é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.