Execução do PRODERAM 2020 vai acelerar este ano, diz Humberto Vasconcelos
2019 vai ser um ano de execução “exponencial” para os apoios comunitários do PRODERAM 2020, garante o secretário regional da Agricultura e Pescas, adiantando que a taxa atual está nos 38,6%, mas a taxa de compromisso é de 85%.
É positivo o balanço que Humberto Vasconcelos faz do aproveitamento regional dos apoios comunitários. O governante garante que até o fecho do atual quadro comunitário a Região vai executar todos os montantes.
O secretário com a tutela da Agricultura e Pescas participou na sessão de abertura da 5.ª reunião do Comité de Acompanhamento que decorre no Funchal, um encontro que junta entidades europeias, nacionais e regionais e tem por objetivo debater a evolução do quadro comunitário que, até 31 dezembro de 2018, atingiu uma taxa de execução próxima dos 38%.
Atualmente, a taxa ronda os 38,6%, mas Humberto Vasconcelos acredita que pela quantidade dos projetos em andamento vai crescer significativamente.
“Durante este ano, atingiremos claramente uma execução elevada do quadro comunitário”, afirmou, esta manhã, o governante, acrescentando que até 2021, altura em que termina este quadro comunitário de apoio, a Madeira irá executar todo o orçamento disponível “como tem sido habitual ao longo dos anos”.
Entre o “conjunto elevado” de projetos em curso, estão ajudas aos agricultores, investimentos de grande dimensão como o regadio e na agroindústria, projetos direcionados para os jovens agricultores e a introdução dos seguros que terá execução neste quadro.
Em relação ao próximo quadro comunitário, Vasconcelos diz que já está a ser trabalhado por todas as entidades regionais, europeias e nacionais e que a Região vai lutar por manter um quadro comunitário financeiramente favorável ao seu desenvolvimento.