Viagens e lazer entre principais intenções de consumo dos portugueses

Os períodos de férias, como a Páscoa, são cada vez mais utilizados pelos portugueses para um merecido descanso fora da sua residência. Talvez por isso as viagens e lazer ocupem o primeiro lugar (61%) nas principais intenções de consumo dos portugueses. No pódio, constam ainda os eletrodomésticos (46%) e os smartphones (42%). Ainda assim, os portugueses são, entre os europeus, dos que têm mais vontade de aumentar economias no decurso de 2019.

Quando questionados acerca das suas intenções de consumo para este ano, 61% dos inquiridos portugueses pelo Barómetro Europeu Observador Cetelem 2019 referem em primeiro lugar as viagens e as atividades de lazer entre os produtos ou serviços que tencionam adquirir. Um aumento considerável em comparação com 2018, mais 9 pontos percentuais.

Em segundo lugar no pódio, com 43%, estão os eletrodomésticos, com mais 8 pontos percentuais. Seguem-se os smartphones com 37%, que registam a maior subida (+13%). 39% dizem que vão adquirir mobiliário (+8p.p.) e 28% contam fazer obras de melhoria e/ou renovação do lar (+12p.p.)

Em termos europeus, o ranking é bastante semelhante: viagens e lazer em primeiro lugar (60%), seguido da compra de eletrodomésticos (43%) e de smartphones (37%).