Santander eleito “Melhor Banco em Portugal” pela revista Global Finance

O Santander é o "Melhor Banco em Portugal" segundo a revista norte-americana Global Finance que, no âmbito dos "World's Best Banks 2019", identifica as instituições bancárias que mais se destacaram no ano passado, em mais de 150 países.

A Global Finance explica que os eleitos foram os que "melhor souberam responder às necessidades dos seus clientes em mercados difíceis, estabelecendo ainda as bases de sucesso para o futuro".

Para chegar a esses dados, foram tidos em conta critérios objetivos, como rendibilidade, evolução de ativos, dimensão geográfica, desenvolvimento de novos negócios e inovação em produtos. E ainda critérios subjetivos, que incluíram opiniões de banqueiros, executivos de empresas financeiras e analistas financeiros de todo o mundo.

O Presidente Executivo do Santander em Portugal, Pedro Castro e Almeida, explica que "o ano de 2018 foi muito desafiante, em que contámos com a integração plena do ex-Banco Popular Portugal, mas muito positivo, com os resultados nas várias áreas a demostrarem um crescimento sustentado e equilibrado do negócio gerado em Portugal". Em 2018, o resultado líquido do Banco atingiu 500 milhões de euros, fruto do crescimento de indicadores como a margem financeira (+24,3%) e o produto bancário (+10%).

Pedro Castro e Almeida destaca ainda "a nova estratégia comercial e digital, com foco na melhoria da experiência do Cliente, que permitiu aumentar o número de clientes de Banco principal e digitais, em 10% e 32% respetivamente, face ao ano anterior".