Notas de 500 saem de circulação no final deste mês

Se nunca viu ou tocou numa, tem até ao final deste mês para o fazer. A nota de 500 euros começa a ser retirada de circulação a partir de 27 de janeiro.

De acordo com uma nota do BCE, a partir de 27 de janeiro, todas as notas deste valor que cheguem aos bancos centrais ficarão retidas e serão retiradas de circulação.

Segundo o jornal Público, isso só não acontecerá na Alemanha e na Áustria para, segundo o BCE, garantir "uma transição harmoniosa e por razões logísticas", dado que nestes países estas divisas têm uma utilização mais frequente. Os bancos centrais dos dois Estados continuarão a reintroduzir as notas de 500 euros no mercado até abril de 2019.

Contudo, as notas existentes podem continuar a ser usadas sem restrições, até para fazer pagamentos. Ainda que não seja necessário proceder à sua troca, quem o quiser fazer poderá dirigir-se aos balcões dos bancos comerciais ou às tesourarias do Banco de Portugal.

Em novembro de 2018 havia 521,3 milhões de notas de 500 euros em circulação na Europa, o que representa uma diminuição face aos 611,8 milhões que circulavam em janeiro de 2016, pouco antes de o BCE ter anunciado que iria deixar de emitir notas deste valor.