Governo atribui mais 70 mil para a GESBA

Miguel Silva

Verba destina-se a apoiar os agricultores nos fatores de produção e a garantir um seguro de colheitas para o sector.

O Executivo madeirense acaba de deliberar um reforço de verbas para a GESBA, a empresa que gere o setor da banana na Madeira.

Desta vez, trata-se de uma verba na ordem dos 70 mil euros atribuída a título de incentivo aos produtores que aderiram ao referencial Global GAP, como especifica a decisão governamental.

No extenso argumentário que justifica mais este apoio, o Governo lembra a importância do sector da banana na Madeira, nomeadamente por abranger cerca de três mil produtores na Região.

O Governo reitera a importância e a necessidade de garantir apoios públicos sob a forma de ajuda aos fatores de produção e acrescenta a esses a necessidade de a GESBA, enquanto empresa pública para o setor, ajudar os agricultores a fazer face aos riscos como a chuva ou vento fortes, entre outros, capazes de danificar a produção.

Por tudo isso, a Secretaria Regional da Agricultura e Pescas decide atribuir mais uma ajuda no valor de 70 mil euros à GESBA para que a empresa possa ajudar os produtores em alguns fatores de produção e também para contratar um seguro coletivo de colheitas em benefício dos produtores de banana e ainda garantir o pagamento da percentagem do seguro não apoiada no âmbito do PRODERAM 2020