Sindicatos europeus dos tripulantes da Ryanair reúnem-se em 7 de setembro em Roma
Os sindicatos europeus dos tripulantes de bordo da transportadora aérea Ryanair vão reunir-se em 07 de setembro, em Roma, informou hoje fonte sindical à Lusa.
A presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Luciana Passo, informou hoje sobre a data do novo encontro dos representantes sindicais dos trabalhadores, que tem já confirmadas presenças de representantes de sindicatos de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica, Holanda e Irlanda.
Depois da greve de julho, a dirigente sindical tinha referido que, por "respeito aos passageiros e para ver o que as autoridades dos vários países vão fazer", não avançaram imediatamente com ações, mas que estava planeada uma nova reunião entre os sindicatos europeus.
A decisão de partir para a greve europeia foi tomada em 05 de julho numa reunião, em Bruxelas, entre vários sindicatos europeus para exigirem que a companhia de baixo custo aplique as leis nacionais laborais e não as do seu país de origem, a Irlanda.
Aderiram à greve os tripulantes com base em Portugal, Espanha, Bélgica e Itália.
Os trabalhadores têm exigido que a transportadora irlandesa de baixo custo aplique a legislação nacional, nomeadamente em termos de gozo da licença de parentalidade, garantia de ordenado mínimo, e que retire processos disciplinares por motivo de baixas médicas ou vendas a bordo dos aviões abaixo das metas definidas pela empresa.
RELACIONADOS