Liliana Rodrigues em Nuremberga pela Comissão de Desenvolvimento Regional

Entre 11 e 13 de Julho, a eurodeputada Liliana Rodrigues vai estar em Nuremberga (Alemanha) a participar num grupo de trabalho da Comissão de Desenvolvimento Regional (S&D) com o objetivo de proceder à avaliação da aplicação dos fundos europeus. Como habitualmente sucede nestas delegações do Parlamento Europeu, a agenda de trabalhos compreende a visita a projetos financiados por fundos europeus e reuniões com representantes das autoridades e instituições responsáveis pelos mesmos.

No âmbito da candidatura de Nuremberga, a Capital Europeia da Cultura em 2025, a delegação do Parlamento Europeu irá centra-se em alguns projectos culturais como o Z-Bau - House of Contemporary Culture ou o Südpunkt - Zentrum für Bildung und Kultur. Só em 2020 serão anunciadas as cidades vencedoras.

Está igualmente prevista uma visita ao Memorial dos Julgamentos de Nuremberga, espaço onde os líderes do regime nazi tiveram que responder pelos seus crimes perante um Tribunal Militar Internacional, entre novembro de 1945 e outubro de 1946, tendo o mesmo exercido influência no desenvolvimento do direito penal internacional, nomeadamente na constituição do Tribunal Penal Internacional.

Para a deputada madeirense, “este é um trabalho que o Parlamento Europeu assume como fundamental, tanto na perspectiva de averiguar acerca da correcta, eficaz e transparente utilização do financiamento, como, em simultâneo, da divulgação junto da opinião pública da importância destes investimentos europeus para a melhoria da qualidade de vida das populações". "Neste caso concreto, a candidatura de Nuremberga a capital Europeia da Cultura representa uma grande oportunidade para a cidade e é bom saber que a União Europeia está a contribuir para isso”, disse.

Desta delegação fazem parte Liliana Rodrigues, Constanze Krehl, Kerstin Westphal e Derek Vaughan. Esta é a sua décima segunda missão pela Comissão de Desenvolvimento Regional.