Conheça a história de vida dos três empresários a distinguir pela ACIF

Miguel Silva

O dono da Alberto Oculista começou a trabalhar no Bazar do Povo; o António Pestana tem 80 funcionários em Londres; José Barreto revela experiência em várias áreas de actividade. O resumo da longa história de vida destes três empresários de sucesso pode ser lido na edição impressa do JM de hoje.

José Barreto, 81 anos, nasceu na cidade da Beira, em Moçambique. O percurso profissional do empresário da Quintinha de São João, da Casa do Turista e de outros negócios começou, na Madeira, há 53 anos. E não mais parou tendo já convivido com mais de 600 funcionários. "Fico muito grato por entenderem que sou merecedor de algum reconhecimento", disse o empresário ao JM.

Alberto Caires, 72 anos, natural de São Roque, leva 59 anos de trabalho. "Foi no Bazar do Povo" que tudo começou, revela ao JM o empresário que já internacionallizou a marca Alberto Oculista, hoje presente em dezenas de lojas com cerca de 250 funcionários. Encara a distinção como "uma forma de reconhecer todo o esforço e trabalho feito ao longo de todos estes anos".

António Pestana, 42 anos, é o mais novo dos três homens que serão chamados ao palco esta segunda-feira, no Dia do Empresário Madeirense. Partiu para Londres em 1995 e, 23 anos, depois tem duas empresas na área da construção com cerca de 80 funcionários. "Para minha é uma hora ser homenageado na Madeira, na minha terra, de onde saí com 19 anos", afirma ao JM.

O perfil dos três empresários, o testemunho de Cristina Pedra e programa desta segunda-feira são temas para ler em Economia, nas páginas centrais da edição impressa de hoje do JM.