Funchal entre os destinos preferidos dos portugueses para esta Páscoa
Os portugueses que vão viajar durante este período da Páscoa escolheram as cidades de Paris, Londres e Ponta Delgada como os destinos eleitos em volume de passageiros, revela esta segunda-feira um novo relatório de tendências da eDreams, a maior agência de viagens online da Europa.
De acordo com o estudo, estes três destinos voltam a ser os eleitos pelos portugueses durante esta época, pela mesma ordem, embora revelem variações nos preços médios pagos pelos voos, segundo o destino.
Assim, se o preço médio de cada bilhete de avião nos voos para Paris desceu de 153 euros, no ano passado, para 122 euros, este ano, os valores cobrados nos voos para Londres e Ponta Delgada revelaram ligeiros aumentos - de 146 para 158 euros, no caso da capital inglesa, e de 132 para 156 euros, no caso de Ponta Delgada.
As escolhas dos portugueses para as suas viagens durante a Páscoa colocam ainda no top 10 do ranking as cidades de Barcelona, Amesterdão e Funchal, seguidas por Madrid, Genebra, Porto e Zurique.
Na esmagadora maioria destes destinos assiste-se a uma descida do preço médio dos bilhetes de avião entre o período da Páscoa de 2017 e o de este ano, à exceção do preço médio dos voos para o Funchal, que subiu dos 181 euros registados o ano passado para 185 euros este ano.
Sal e Marraquexe dominam crescimento da procura
Se a Europa continua a dominar na íntegra o top das 10 cidades mais procuradas pelos portugueses para viajar na altura da Páscoa, os destinos com maior crescimento de reservas entre os portugueses durante esta altura do ano situam-se maioritariamente no exterior do velho continente.
De acordo com o relatório da eDreams, a Índia revela o maior crescimento nas reservas de voos por parte dos portugueses no período da Páscoa entre 2017 e 2018, com mais 191%, enquanto Marrocos e a Hungria surgem no segundo lugar, com uma subida de 87% em ambos os casos.
Angola (+72%) e Brasil (+43%) são os países que se seguem na lista dos que maior crescimento de reservas teve por parte dos viajantes portugueses.
Ao nível das cidades, o maior crescimento nas reservas para esta Páscoa por parte dos portugueses ocorreu para a Ilha do Sal (814%), enquanto Marraquexe recebeu mais 132% de reservas para esta altura do ano, face a 2017.
Portugal e Lisboa entre os principais destinos reservados na eDreams durante a Páscoa
No período da Páscoa Portugal continua a ser um dos destinos mais reservados pelos visitantes estrangeiros através da eDreams, ocupando o sexto lugar no top das escolhas dos viajantes de todo o mundo.
Portugal mantém a mesma posição registada no mesmo período do ano anterior, num ranking que continua a ser liderado pela Espanha, seguida pela Itália, França, Reino Unido e Alemanha.
De igual modo Lisboa está entre as cidades mais procurada pelos clientes da plataforma eDreams em todo o mundo. A capital portuguesa está em quinto no ranking das cidades com mais reservas na eDreams a nível global e o Porto surge no 12.º lugar das escolhas, numa lista liderada por Paris, seguida de Londres e de Barcelona.
O estudo de Tendências da Páscoa 2018 da eDreams indica ainda que a média da duração das estadias em Portugal durante este período da Páscoa continua a ser de três dias – tal como em 2017 –, com Paris a atrair os visitantes nas férias pascais durante uma média de sete dias e Espanha durante quatro dias.
De referir que estes dados são relativos aos voos com saídas entre 16 e 30 de março de 2018, com regresso a qualquer altura, comparados com dados sobre as saídas realizadas entre 31 de março e 14 de abril de 2017.
Estes mesmos números são, também, referentes às reservas efetuadas entre 1 de janeiro e 19 de março de 2017 e de 17 de dezembro e 4 de março de 2018 – com ambos os períodos de reservas a decorrer ao longo de 11 semanas.
RELACIONADOS