MADEIRA Meteorologia

Centeno diz que inflação "era e ainda é demasiado alta" e "já pouco temporária"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Março 2023
18:37

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, assinalou hoje que a inflação "era e ainda é demasiado alta" e já não é vista como um fenómeno temporário, tendo alertado para o risco de exposição das economias.

Questionado sobre o aumento das taxas de juro pelo Banco Central Europeu (BCE) e pela Reserva Federal dos Estados Unidos da América por alunos finalistas no concurso Geração Euro, Centeno explicou que "era muito importante responder à inflação", que se encontra num patamar em que "já é pouco temporária".

O governador do banco central admitiu que o economista Joseph Stiglitz "se calhar tem razão de poder ser violento", tendo alertado para as circunstâncias em que o aumento dos preços se verificou.

"Nesta parte, se calhar, tem razão de poder ser violento, que é o facto de termos iniciado todo este processo num período em que tínhamos acumulado um conjunto de almofadas financeiras, de poupanças - quer do lado das empresas, quer do lado das famílias -, durante o período da covid-19 e antes da covid-19, que hoje estamos a utilizar para dar resposta também ao aumento dos preços", explicou.

Segundo Centeno, esta, a par da solidez do mercado de trabalho que já sublinhou em várias intervenções, é a principal razão para que hoje o consumo não esteja a cair face às taxas de juro mais elevadas.

Ainda assim, advertiu, é preciso "ter muita cautela".

"Um dia em que ou as almofadas acabem ou o mercado de trabalho tenha uma viragem significativa, isso pode expor-nos bastante", disse.

Ao mesmo tempo, Mário Centeno registou que a economia "é uma ciência que vive de uma só variável": o preço.

Nesse sentido, apelou para que os preços relativos não devam ser distorcidos.

"Quando nós alteramos os preços relativos estamos a perturbar as regras de decisão das pessoas. Todos nós tomamos decisões com base em preços relativos. Às vezes é entre hoje e amanhã, outras vezes é entre este bem e aquele, ou este serviço e o outro. É sempre o que rege a nossa ação, são os preços", lembrou o governador do BdP.

E, quando há uma atuação para a estabilização dos preços, há que "também ter cuidado" para não induzir na economia "uma perturbação nestas decisões que as pessoas tomam".

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas