MADEIRA Meteorologia

AHP: Madeira lidera vários indicadores turísticos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Março 2023
18:38

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) apresentou hoje, no Roca Lisboa Gallery, os resultados do inquérito 'Balanço 2022 & Perspetivas 2023', que correu entre 24 de fevereiro a 14 de março.

A Madeira lidera em todos os indicadores, destacando-se na ocupação turística.

No Natal, a Madeira liderou, com uma Taxa de Ocupação (TO) de 76% e um Preço Médio por quarto vendido (ARR) de 148 euros, seguida de Lisboa com uma TO de 54% e um ARR de 134 euros, segundo o relatório.

No Réveillon, a TO fixou-se nos 79%, a nível nacional, e o ARR nos 164 euros. Como já era expectável, e depois do que observámos no Natal, a Madeira fechou o período do Réveillon com 95% de TO e um ARR de 268 euros.

A TO, a nível nacional, foi de 61% e o ARR fixou-se nos 119 euros. A AHP concluiu assim que o decréscimo da TO perante 2019, que o INE já tinha revelado para todos os empreendimentos turísticos, foi igualmente constatado na hotelaria. Em contraponto, e também seguindo a tendência registada nos demais empreendimentos turísticos, o preço médio por quarto vendido subiu. Para AHP este aumento reflete a inflação que se verificou no período (7,8%); o crescimento de custos com todos os fatores de produção, mais o crescimento da procura por Portugal e o posicionamento ascendente do destino.

Por destinos turísticos, a Madeira liderou e fechou 2022 com uma TO de 76%, com um ARR de 113 euros e a maior estada média do território nacional - 6 noites.

A Hotelaria de Lisboa teve uma TO de 70% e um ARR de 152 euros, seguida do Algarve com 61% e 124 euros de ARR.

Relativamente à estada média, a Madeira teve também a maior estada média do território nacional - 6 noites -, seguida do Algarve, com 5 noites, e Açores, Lisboa e Alentejo, com 3 noites.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas