AHP: Madeira lidera vários indicadores turísticos
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) apresentou hoje, no Roca Lisboa Gallery, os resultados do inquérito 'Balanço 2022 & Perspetivas 2023', que correu entre 24 de fevereiro a 14 de março.
A Madeira lidera em todos os indicadores, destacando-se na ocupação turística.
No Natal, a Madeira liderou, com uma Taxa de Ocupação (TO) de 76% e um Preço Médio por quarto vendido (ARR) de 148 euros, seguida de Lisboa com uma TO de 54% e um ARR de 134 euros, segundo o relatório.
No Réveillon, a TO fixou-se nos 79%, a nível nacional, e o ARR nos 164 euros. Como já era expectável, e depois do que observámos no Natal, a Madeira fechou o período do Réveillon com 95% de TO e um ARR de 268 euros.
A TO, a nível nacional, foi de 61% e o ARR fixou-se nos 119 euros. A AHP concluiu assim que o decréscimo da TO perante 2019, que o INE já tinha revelado para todos os empreendimentos turísticos, foi igualmente constatado na hotelaria. Em contraponto, e também seguindo a tendência registada nos demais empreendimentos turísticos, o preço médio por quarto vendido subiu. Para AHP este aumento reflete a inflação que se verificou no período (7,8%); o crescimento de custos com todos os fatores de produção, mais o crescimento da procura por Portugal e o posicionamento ascendente do destino.
Por destinos turísticos, a Madeira liderou e fechou 2022 com uma TO de 76%, com um ARR de 113 euros e a maior estada média do território nacional - 6 noites.
A Hotelaria de Lisboa teve uma TO de 70% e um ARR de 152 euros, seguida do Algarve com 61% e 124 euros de ARR.
Relativamente à estada média, a Madeira teve também a maior estada média do território nacional – 6 noites -, seguida do Algarve, com 5 noites, e Açores, Lisboa e Alentejo, com 3 noites.