MADEIRA Meteorologia

DECO dá conta que Madeira é a segunda região do País com maior desafogo financeiro

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Março 2023
14:59

Segundo o barómetro da DECO Proteste publicado esta quarta-feira, a Madeira passou a ser a segunda região/distrito do País com maior desafogo financeiro, só atrás do distrito de Coimbra.


"Coimbra é o distrito onde o desafogo financeiro é maior, destronando Portalegre, que desceu para meio da tabela. No segundo lugar do pódio, aparece a Região Autónoma da Madeira, protagonizando a subida mais significativa: passou dos últimos três piores distritos, em 2021, para os três melhores, em 2022. O pódio fica fechado com o distrito alentejano de Beja, que mantém a posição do ano transato, e com Lisboa — ambos com a mesma pontuação. Por sua vez, Leiria, Bragança e Faro completam o leque de distritos, onde as famílias têm mais poder económico", pode ler-se no site da DECO.


A Defesa do Consumidor dá conta que três quartos das famílias portuguesas vivem com dificuldades financeiras e quase metade "vê-se aflita para suportar as despesas relacionadas com alimentação".


"De braço dado com a inflação e a subida do preço dos produtos, os portugueses têm cada vez mais dificuldades em pagar as contas. Em 2022, as famílias portuguesas acrescentaram mais um furo ao cinto, face aos números do ano anterior. A maioria dos quase cinco mil portugueses que responderam ao inquérito da DECO PROTESTE garante que vive com dificuldades financeiras (66%). Já as famílias em situação crítica subiram para os 8% - mais 2% do que em 2021. Numa situação confortável estão apenas 26% dos agregados familiares. No entanto, conforto não é sinónimo de riqueza.", escreve a DECO.



Confira os resultados do barómetro aqui.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas