Comissão Europeia efetua inspeções na BMW em Munique

A Comissão Europeia efetuou inspeções ao construtor automóvel alemão BMW, no quadro de um inquérito a um alegado cartel que inclui no total cinco grupos automóveis alemães, indicou hoje o grupo.

A inspeção, que surge depois de informações que foram publicadas na imprensa alemã em julho passado, teve lugar em Munique, de acordo com o comunicado da BMW.

Segundo a revista Der Spiegel, que lançou o caso em julho, BMW, Daimler, Volkswagen, Audi e Porsche mantiveram durante mais de 20 anos reuniões secretas para concertarem vários aspetos técnicos dos seus veículos, nomeadamente quanto ao sistema de filtragem das emissões poluentes.

Hoje, o executivo europeu afirmou apenas que efetuou inspeções num construtor automóvel na Alemanha, sem mencionar qual, no âmbito de um inquérito sobre um cartel que envolve vários grupos alemães.

A Comissão Europeia, que supervisiona a concorrência na UE, precisa que as inspeções tiveram lugar na segunda-feira dia 16 e que foram acompanhadas por inspetores alemães.

"As inspeções são etapas preliminares no quadro dos inquéritos sobre atividades suspeitas de violarem a concorrência", precisou a comissão em comunicado.

A Comissão Europeia pode aplicar pesadas multas às empresas que formem cartel, dado que prejudicam a concorrência e os consumidores.

O recorde foi atingido em julho de 2016, quando Bruxelas infligiu uma multa de 2,93 mil milhões de euros a quatro fabricantes europeus de camiões, acusados de se terem concertado durante 14 anos sobre os preços de venda dos veículos.