Índice de Preços no Consumidor subiu 0,9%

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) acaba de informar que “a taxa de variação média dos últimos doze meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC), na RAM, foi positiva em 0,9%”.

Segundo a DREM, “em setembro de 2017, na Região Autónoma da Madeira (RAM), a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – foi de 0,9%, superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior. O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 0,4%, traduzindo uma subida de 0,2 p.p. face ao registado no mês precedente”.

Refere ainda a DREM que “as classes “Vestuário e calçado” e “Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação” foram as únicas a registarem variações negativas, de -2,6% e -1,7%, respetivamente. Em sentido inverso, as maiores variações positivas foram observadas nas classes “Comunicações” (+3,0%) e “Bebidas alcoólicas e tabaco” (+2,5%)”.

No País, diz a DREM, “o valor daquela taxa foi de 1,2%, superior em 0,1 p.p ao registado no mês anterior”.

Em setembro de 2017, “o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, diminuiu 0,1% face ao mês anterior”.